terça-feira, 18 de abril de 2017

Obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco ainda não tem previsão para serem retomadas

Imagem: Divulgação
Mesmo com a definição de empresa, através de processo de licitação, na primeira semana de abril, as obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco continua sem data certa para ser reiniciada. A previsão do presidente Michel Temer (PMDB) é que a obra esteja pronta até o fim do ano ou início de janeiro, mas os serviços no trecho que vai levar as águas do Velho Chico ao Sertão paraibano, Rio Grande do Norte e Ceará continuam paralisados.


De acordo consórcio vencedor da licitação, Emsa-Siton, o contrato para dar continuidade às obras ainda não foi assinado. A empresa ainda está aguardando a convocação do Ministério da Integração Nacional para os procedimentos contratuais. Em contato com o Blog do Gordinho, um dos engenheiros da empresa, que não quis ser identificado, informou que as obras só serão retomadas quando o contrato for assinado.

As obras nos canais do Eixo Norte estão paralisadas desde o ano passado e só agora com a escolha da empresa vencedora da licitação é que as águas poderão chegar ao semi-árido nordestino. De acordo com o Ministério da Integração o contrato deverá ser assinado até o fim desse mês para que as obras retomem.

Para a conclusão do Projeto de Integração do Rio São Francisco serão gastos mais de R$ 516 milhões, valor negociado com a Emsa-Siton durante licitação. Quando finalizado os dois eixos da transposição, a obra levará água para mais de 390 cidades, atendendo cerca de 12 milhões de pessoas.


Iracema Almeida – Blog do Gordinho

0 comentários: