segunda-feira, 16 de maio de 2016

Grupo ocupa sede da Funarte contra fim do Ministério da Cultura


Um grupo de ativistas e produtores culturais contrários à extinção do Ministério da Cultura (MinC) pelo presidente interino Michel Temer ocupou nesta segunda-feira, 16, o prédio do Palácio Capanema, no Rio de Janeiro. O Palácio Capanema já funcionou como sede do Ministério de Educação e Cultura (MEC) na capital carioca e atualmente abriga a Fundação Nacional de Artes (Funarte).


Ocupação do Palácio Capanema exige a saída de Michel Temer e reivindica os direitos adquiridos da cultura. "Resistir e ocupar, resistir e ocupar", e "Fora Temer, o MinC é nosso" foram entoados pelos manifestantes.

Na reforma ministerial de Temer, o MinC inicalmente virou uma pasta da Educação e perdeu o status de ministério. Depois de pressões de vários artistas e da sociedade, o presidente interino manteve a perda de ministério, mas admitiu mas ter a estrutura do MinC criando uma Secretaria Nacional de Cultura. Para o cargo, chegou a convidar a jornalista Marília Gabriela, que disse não à iniciativa.

Até às 12h30 a ocupação era pacífica e os manifestantes afirmavam que iriam resistir até que o político voltasse atrás de sua decisão.


Imagem: Reprodução 
Com Brasil 247

0 comentários: