terça-feira, 19 de abril de 2016

Açudes na Paraíba sangram após chuvas do final de semana

Gramame
Após o fim de semana de chuvas intensas na parte litorânea da Paraíba, dois reservatórios estão sangrando (transbordando) em João Pessoa e na cidade de Mamanguape, a 60 km da Capital. O segundo açude que abastece a Grande João Pessoa está com 90%. Mesmo assim, não devemos desperdiçar água e o consumo deve ser sempre racional. A previsão do tempo indica mais chuvas por toda a semana. 

Leia mais no Nova Palmeira Notícia

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o açude Marés, que abastece a Capital, estava com 66,7% da capacidade em março deste ano. Depois das chuvas registradas de sexta-feira (15) a domingo (17), o manancial com 2,1 milhões de metros cúbicos transbordou. 

O outro reservatório, Gramame/Mamuaba, que abastece não só a Capital, mas cidades da região metropolitana, saiu de 76,8% em março para 90,1% nessa segunda (18). Em Mamanguape, o açude Jangada saiu de 78,2% em março para os 100% da capacidade nessa segunda-feira (18).

Apesar disso, a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), já recomendou que o consumo de água deve ser racional; veja dicas:

- Use o balde ao invés da mangueira para lavar o carro ou calçada;

- Seja rápido no banho. Desligue o chuveiro enquanto estiver se ensaboando. Um banho de 15 minutos consome, em média, 225 litros de água;

- Deixe a torneira fechada enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba;

- Use a máquina de lavar sempre com a capacidade máxima de roupa;

- Ensaboe a louça toda de uma vez para depois enxaguá-la;

- Verifique se há vazamentos em canos, válvulas ou se há torneiras gotejando;

- Não faça da água um passatempo para as crianças;


Sempre é bom lembrar que João Pessoa enfrentou racionamento de água em 1999, situação que ainda persiste em centenas de cidades do interior da Paraíba, como no segundo maior centro urbano do estado, Campina Grande, a 125 km da Capital, onde a população do município e da região metropolitana ficam sem água de sábado a terça. O açude que abastece Campina fica na cidade próxima de Boqueirão e tem apenas 10,2% da capacidade.


Imagem: Nalva Figueredo/Jornal Correio da Paraíba 
Portal Correio

0 comentários: