quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Apesar do tempo instável, período oficial de chuvas na PB só começa em fevereiro


Apesar das chuvas registradas nos últimos dias na Paraíba, o período de precipitações só começa em fevereiro, para as regiões do Cariri e Sertão, seguindo até maio; Agreste e Brejo e Litoral têm período chuvoso de abril a julho.

Leia mais no Nova Palmeira Notícia

Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Carmen Becker, a parte centro-oeste da Paraíba, neste mês de janeiro, está no período pré-chuvoso, marcado por chuvas isoladas e algumas com maior força por um vórtice ciclônico, ocorrido em dezembro e início de janeiro.

“O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis é um fenômeno meteorológico de circulação de ventos de médias e altas atitudes que dura entre sete e dez dias. O último, ocorrido em janeiro, já está enfraquecendo e as chuvas devem diminuir”, explicou Carmen Becker.

Previsão

A Aesa prevê pancadas de chuvas em todo o estado, nesta quarta-feira (13). Nebulosidade variável com possibilidade de chuva em áreas isoladas, principalmente à noite, é a previsão para Sertão e Alto Sertão. 

A variação de nuvens com possibilidade de chuva rápida em áreas isoladas está prevista para Litoral e Agreste e apenas nebulosidade variável no Cariri/Curimataú. 

Nesta quarta-feira (13), as temperaturas variam entre 24º C e 30ºC no Litoral; entre 19ºC e 28ºC no Brejo, e entre 21ºC e 30ºC no Agreste. Na parte oeste da Paraíba, os termômetros marcarão entre 20ºC e 32ºC no Cariri/Curimataú; variarão entre 22ºC e 34ºC no Sertão e Alto Sertão. 

Índices

De acordo com as medições pluviométricas da Aesa, até a madrugada do dia 11/01, as cinco cidades com maiores precipitações foram Cruz do Espírito Santo (25,1mm); Lagoa Seca (23,7 milímetros - mm); Serraria (19,5mm), e Mãe D'Água (18,0mm).

Imagem: Jarbas Vicente
Portal Correio

0 comentários: