terça-feira, 29 de setembro de 2015

MEC define regras e data do Enem 2015 para presos


As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 para pessoas privadas de liberdade começam na quinta-feira (1°) e vão até o dia 23 de outubro. As provas serão aplicadas nos dias 1° e 2 de dezembro nos presídios e nas unidades de internação, no caso dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. O edital está publicado na edição desta terça-feira (29) do Diário Oficial da União.


A inscrição é feita exclusivamente pela internet das 10h do dia 1° de outubro até as 23h59 do dia 23 de outubro. Cada instituição deve ter um coordenador pedagógico que será o responsável pelas inscrições. Participam do exame as pessoas que estão em unidades que firmarem termo de compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

No primeiro dia de prova, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de Ciências Humanas e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias. No segundo dia, eles terão uma hora a mais de exame, que abordará as Linguagens, Códigos e suas tecnologias, redação e Matemática. A aplicação das provas começa às 13h.

A nota do Enem pode ser usada para o acesso a cursos de educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para obter bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni). O exame pode ser usado também para obter o comprovante de conclusão do Ensino Médio. A certificação pode ser solicitada pelos inscritos que tenham completado 18 anos e alcançado 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas, além de 500 pontos na redação.

Aqueles que optarem por usar o Enem para certificação do Ensino Médio devem fazer o pedido no ato da inscrição. O Enem 2014 recebeu 38,1 mil inscrições de pessoas privadas de liberdade.

Datas diferentes

As provas nas unidades de administração prisional e socioeducativa serão aplicadas em 1º e 2 de dezembro – datas diferentes das provas para os outros candidatos (marcadas para 24 e 25 de outubro).

No primeiro dia, a prova apresentará questões sobre Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia). Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para responder às perguntas. Os conteúdos da prova do segundo dia – que deverão ser respondidas em até 5 horas e 30 minutos – são Matemática, Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), além da redação.

A nota conseguida no Enem pode ser usada para obter o comprovante de conclusão do Ensino Médio, para ter acesso a cursos de educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para obter bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni).

A certificação pode ser solicitada pelos inscritos que tenham completado 18 anos e alcançado 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas, além de 500 pontos na redação.

Imagem: Reprodução
MaisPB


0 comentários: