terça-feira, 5 de maio de 2015

Brasil: Petrobras ganha prêmio internacional por exploração do pré-sal


Foto: Reprodução/Agência PT de Notícias

A Petrobras recebeu pela terceira vez o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations and Institutions pelo reconhecimento ao conjunto de tecnologias desenvolvidas na extração de petróleo em águas profundas. A premiação ocorreu em Houston, nos Estados Unidos, no domingo (3).
  
A honraria é considerada a mais importante que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore.
 
De acordo com a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, o pré-sal responde por mais de 20% da produção de petróleo no país, oito anos após sua descoberta. “A exploração e produção do pré-sal tem sido uma missão desafiadora, que estamos desempenhando em estreita colaboração com nossos parceiros, com os fornecedores e com a comunidade técnica e científica”, afirmou Solange, durante a entrega do prêmio.
 
Solange Guedes também destacou que a estatal busca soluções inovadoras para extrair petróleo de maneira segura, rentável e ambientalmente sustentável. Segundo ela, todo o dióxido de carbono produzido no pré-sal é reinjetado. “Com isso, evitamos a emissão de um milhão de toneladas de CO2”, afirmou.
 
Prêmios - Em 1992, a Petrobras recebeu o prêmio por conquistas técnicas notáveis relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de produção em águas profundas relativas ao campo de Marlim. Pouco depois, em 2001, por avanços nas tecnologias e na economicidade de projetos de águas profundas, no desenvolvimento do campo de Roncador.
 
Descobertas - A Petrobras concluiu no sábado (2) a perfuração do poço 3-BRSA-1296-SES (nomenclatura ANP), em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe. A profundidade final atingiu 6.060 metros.
 
O poço está localizado a 94 quilômetros da capital sergipana, Aracaju, a 10 km do poço descobridor, em profundidade de água de 2.988 metros.
 
Com o feito, a Petrobras bateu um novo recorde  na perfuração de poços marítimos na costa brasileira.
 
No mesmo dia, a presidenta Dilma Rousseff publicou uma mensagem em sua página oficial no Facebook sobre a perfuração realizada. “O trabalho e as conquistas na maior estatal brasileira não param. Ao concluir a perfuração de um poço marítimo localizado em águas profundas a 94 km da cidade de Aracaju, a Petrobras alcançou um novo recorde na perfuração desse tipo na costa brasileira”, disse.
 
Da Redação da Agência PT de Noticias

0 comentários: